Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DESVIOS

Quem lida com qualquer movimento de transformação interior sabe o quanto de lutas nos defrontamos para avançar no que tange à nossa evolução espiritual. Muitos desanimam pelo fato de repetirem equivocos e se entregam à crença que não vale à pena lutar. Outros terminam por se sentirem infelizes mediante a constatação de que não conseguem ser o que aspiravam. E muitos outros se entregam, imprevidentes e invigilantes, aos desvios de rota, embriagados pelas paixões ou pelo poder, a ilusão do poder temporal.

Somos espiritos milenares e carregamos em nossa história secular acertos e equívocos, estruturas de comportamento positivos e aspectos negativos enraizados, a desafiarem a perseverança. Não por acaso, Jesus recomendou a oração e vigilância como elementos poderosos paa a conquista de nós mesmos. Sem neurotizar nossa luta pela autoiluminação, prossigamos, na certeza de que nossa plenitude será alcançada através das experiencias armazenadas ao longo da longa trajetória.

Estamos ainda muito mais próximos do ponto de partida do que do de chegada. Essa condição, ao invés de nos desanimar, deve nos estimular, ao nos fazer compreender que não podemos exigir de nós algo de um estágio que ainda não alcançamos. Devemos persistir sem desânimo, crendo que a perseverança é a mola propulsora inicial para as grandes conquistas do amanhã, que nos chegarão, não tenhamos dúvida.

Somos, sim, suscetíveis aos desvios de rota. Toda presunção é altamente prejudicial à caminhada da alma. A arrogância é novelo de sombras que nos faz perder o rumo. A humildade é o entendimento das fragilidades que ainda caracterizam nosso ser, delineando a persistencia para que venhamos a alcançar o progresso que, no íntimo, ansiamos. Não briguemos conosco porque ainda temos sombras internas. Trabalhemos com grande amor a nós mesmos, na certeza de que, como filhos da luz, transfomaremos a energia sombria em eterno sol de meio dia. Trabalho e alegria, otimismo e determinação, aprendizado e coragem para prosseguir, atentos aos erros que cometemos e aos desvios que podem nos surpreender. Venceremos, às portas do tempo.

5 comentários:

  1. Fred:
    Sei o preço que estou pagando para a minha transformação interior. Tem dias que a tristeza bate, o desânimo chega com mais força, mas a vontade de vencer é maior. Luto pela minha evolução espiritual e tenho a paciência, a coragem de tentar, através das minhas preces, semear o meu amor a um ente querido, amado, mas de espírito endurecido que só me faz críticas. Sei que não é fácil, daí lembro de uma psicografia de Chico Xavier que me faz repensar em tudo, criar coragem pars lutar e que diz assim: " Vencerás - Não desanimes. Persiste mais um tanto. Não cultives o pessimismo.Centraliza-te no bem a fazer.Esquece as sugestões do medo destrutivo. Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.Avança ainda que seja pôr entre lágrimas.
    Trabalha constantemente.Edifica sempre.
    Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração. Não te impressiones à dificuldade. Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia a dia. Não desistas da paciência. Não creias em realização sem esforço. Silêncio para a injúria. Olvido para o mal.Perdão às ofensas. Recorda que os agressores são doentes. Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança. Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.Se te enganaste em algum trecho do caminho,reajusta a própria visão e procura o rumo certo.Não contes vantagens nem fracassos.Estuda buscando aprender.Não se voltes contra ninguém.
    Não dramatizes provações ou problemas.
    Conserva o hábito da oração
    para que se te faça luz na vida íntima.
    Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás."
    Jamais esquecerei de todos os ensinamentos que recebo, em especial de você,minha fonte de sustentação, exemplo de vida, irmão coragem, espelho de luta, fé, esperança, fraternidade, humildade e acima de tudo,nos momentos mais difíceis penso em você, na sua luta e sigo em frente. Que Jesus te abençoe sempre, pois necessitamos de pessoas como você para nos passar tantos ensinamentos belos e incentivos para NUNCA DESISTIR. MUITA LUZ E PAZ EM SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada amigo, estas palavras são um bálsamo no espírito e no coração. As vezes a peleja é tão áspera, dura; dá um desespero, uma sensação de fracasso,uma vontade de desistir de tudo. Sei que colhemos os frutos que plantamos, e quando colhemos as escolhas erradas, meu Deus é muito difícil!!
    Tenhamos coragem e fé, "trabalho e alegria, otimismo e determinação..." Que Deus nos abençõe!! Muita luz e paz no coração!

    ResponderExcluir
  3. Lutar sempre na certeza de como disse nosso Mestre JESUS somos deuses, podemos fazer o que ele fez e muito mais; usando para isso da prudência necessária para compreendermos nossas dificuldades e a partir daí escolher o melhor caminho a ser trilhado em buscão de novos degruas na escalada evolutiva. Adorei a mensagem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fred, linda e profunda reflexao...amei!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto pra mim foi muito instrutivo...
    Do livro "Cartas do Coração" de Chico Xavier

    "Minha irmã, Estou feliz, quanto é possível, em minha situação de trabalhador que não aproveitou o dia. Lastimo que o egoísmo de homem não me tivesse permitido receber as graças do Céu, que me coroavam o caminho. Que fazer agora, senão ajoelhar-me de mãos postas e suplicar as bênçãos de Deus? Estou aprendendo que não possuímos bem algum sem preparação, assim como o lavrador nada colhe sem dedicação à sementeira. Por que razão é preciso morrer para ver? Hoje reconheço que era um cego. Estou ligado a imensas responsabilidades, mas
    espero desobrigar-me delas com seu amoroso amparo. Continue brilhando na sua fé, porque seu devotamento para mim, hoje, é uma
    estrela a guiar-me na viagem. Como é rápida a experiência humana! Ontem, projetos a se expandirem para o futuro, com a falsa convicção de que o corpo de carne superaria todos os obstáculos,hoje, porém, a ausência dele, com problemas enormes no espírito. Tanto quanto pode estar feliz um aluno atrasado no curso repentinamente tocado pela boa vontade, vejo-me reconfortado para seguir adiante. Graças a Deus refugia-me na fé quando a tormenta de recordações me fustiga a alma, e, desse modo, vou reconquistando as próprias forças para lutar na vida verdadeira. Ah! Se eu pudesse recuar no tempo, como seria diferente a minha conduta! Somente aqui conseguimos aquilatar o tempo perdido na procura de fantasias brilhantes e, com lágrimas tardias, reconhecemos que muito poderíamos ter feito, no erguimento de nossa própria felicidade nas sendas eternas. Feliz quem sabe renunciar e não espera a morte do corpo para confiar-se à própria renovação!A verdadeira fortuna é justamente essa – a da alma que se consagra ao Senhor, buscando-lhe os divinos desígnios.
    Continuemos beneficiando a todos. Quando as nossas obrigações para com os nossos se acham cumpridas, a nossa casa é o mundo inteiro e a nossa Família é a Humanidade. Hoje entendo que a vitória maior é sempre a daqueles que sabem confiar, amar, perdoar, ajudar e esperar.
    Sem o espírito de amor e perdão, que Jesus nos legou, a caminhada para o Alto é difícil, quando não verdadeiramente impraticável.
    Trabalhemos na plantação do bem. Nossos corações agora se dirigem para o novo
    lar sem a dor e sem a sombra, que invadem na Terra o santuário da afeição mais
    sublime. E que o Senhor nos proteja sempre em nossos novos propósitos de renovação para
    a eternidade".
    Antenor Amorim

    ResponderExcluir