Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

EFEITOS DA CORRUPÇÃO- NOVO IDH DA ONU

Voce já ouviu falar de Tonga, Brunei, Barbados, Malta, Seichelles, São Cristóvão, Omã, Antíguas e barbados ? São países pobres ou de quase nenhuma importância mundial. Pois bem. Saiu a nova pesquisa IDH ( Indice de Desenvolvimento Humano ) da ONU. Todos esses países estão à frente do gigante Brasil nessa pesquisa respeitável, que mede o desenvolvimento das nações. Nosso país ocupa o lugar de número 73. Decepcionante pois a máquina de propaganda do governo ( Lula e Dilma ) pintam que o país está se desenvolvendo fantasticamente. Ve-se que não é verdade. Há anos, o Brasil estava em septuagéssimo lugar. Em 2010 ficou em septuagésimo quinto lugar e, agora estamos em septuagéssimo terceiro lugar. Perdemos ainda na América Latina para Peru, Chile, Uruguai e Argentina. Ou seja, qualidade de vida péssimo.

O índiceé adotado pela ONU desde 1993 e serve para balizar a situação de cada país do planeta. Estamos ruins, como se vê. Ele, o indice, é medido através das condições de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores nos quais não estamos bem. Essa é a realidade e não a visão oficial dos nossos políticos. E não podemos dissociar tal vergonha da corrupção em alto grau que assola o país. Os desvios dos recursos públicos é responsável, tambem, pela péssima educação, pela falta de saneamento básico, assustadora saúde pública e analfabetismo funcional. E digo isso por causa de outra pesquisa realizada por outra instituição internacional. A Transparência Internacional aponta o Brasil como um dos países mais corruptos do planeta, sendo que, calcula, nosso país seria, hoje, responsável por cerca de 26% da movimentação de dinheiro desviado na Terra, isso na melhor das hipóteses, ou 43 % na pior delas.

O Brasil não merece isso. Temos uma tarefa nobre no concerto das nações e o Alto respeita o livre arbítrio de quem quer que seja. Chegará, no entanto, o momento da prestação de contas de cada um. Lamento por quem estiver envolido nesse mar de lama. Quanto à nós, contribuamos por uma civilização ética, sincera, moralizada, começando pelos nossos exemplos e estendendo através de atitudes e reflexões maduras, discutndo e esclarecendo pessoas para que princípios e valores possam nortear todas as nossas aspirações. E que propagandaspassem como nuvens ou sejam analisadas pelo bom senso de todo cidadão. Se a propaganda fosse real, o Brasil já teria avançado para os 20 primeiros lugares. E não é essa a situação, como vemos na pesquisa da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário