Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FALAR DE FRANCISCO

Estou de volta ( da viagem e para o blog ). Desde sexta que não posto. Desejo fazer esse retorno abordando a alegria que senti ao tratar da figura ímpar de Francisco de Assis em uma das minhas palestras. Considero o Paladino da Úmbria uma das mais ricas e expresivas personalidades da civilização em todos os tempos. Há uma gama fantástica para análise em seu ser. Personalidade jamais convencional, é o atestado do poder da coragem e da humildade na consecução dos mais santos objetivos da vida. E demonstra à saciedade que o ser humilde não é o que não exerce a vontade e, muito menos, o que não tem coragem. Mente complexa para os padrões medianos da humanidade, desafia qualquer análise psicológica. Suas aspirações e conflitos, seus anseios e superações, sobretudo, sua entrega ao amor.

É o que mas se aproxima da figura do governador da terra, Jesus , e alguem duvida da participação direta de Francisco na equipe do Espirito Verdade? E se o comandante do Consolador é o próprio Jesus, Francisco, seu dileto amigo, não estaria na linha de frente ?

Fico sempre muito comovido com tudo o que se relaciona com a figura riquíssima de Francisco. O nosso Chico Xavier é uma versão moderna do Santo da Úmbria. A simplicidade envolvente, a cativante ternura, a doçura poderosa, a energia realizadora, a firmeza de ideal...tudo nos estimula a te-lo como referencia moral, obviamente, depois do Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário