Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ETAPAS

Me permitam uma pequena crônica à respeito de como me sinto na etapa atual de minha existencia, não por qualquer valor maior que tenha mas como uma reflexão que, quem sabe, pode auxiliar alguem em suas etapas. Conversava há pouco tempo com um grande amigo e falávamos da sucessão dos anos. Tudo parece estar muito acelerado. Os dias voam, os meses correm, os anos parecem evaporar... e ele fazia referencia aos seus dezoito anos. Disse-lhe, então, que não desejava retornar a qualquer fase da minha vida. Não que não tivessem sido boas mas por conceber que toda época de nossas experiencias trazem oportunidades, emoções e aprendizados únicas.

Recordo-me que ao completar vinte anos fiquei feliz e mirei os trinta, desejoso de viver uma época de mais maturidade. A década que deixava para trás havia sido especial mas acreditava que a próxima tambem o seria. Depois, fitei os quarenta anos e imaginei o salto de vivencia e entendimento mais profundo em torno da vida. Foi exatamente assim. Me senti mais disposto, seguro e feliz. Em todos os angulos da existencia, me senti mais completo. E nisso, o Espiritismo foi decisivo. Abriu sempre mais a minha mente e dilatou-me os horizontes. Então, aguardei, sereno, os cinquenta anos...

Olho-me ao espelho e, sinceramente, bendigo os cabelos grisalhos e os olhos que me falam dos anos vividos, das inesquecíveis experiencias atravessadas e das muitas amizades adquiridas. Sinto-me mais disposto para amar, valorizando cada detalhe do dia a dia e cada ser humano que Deus coloca em meu caminho para enriquecer-me o caráter.

Fito, agora, os sessenta. Faltam oito anos. Até lá, quantas emoções, quantos acontecimentos marcantes e quanta oportunidade de ser útil! Não tenhamos receio da passagem do tempo. Claro que quanto mais tivermos o apoio da consciencia, melhor. O nosso ideal no auxilia a atravessar as etapas com a lucidez desejável, a segurança imprescindível e a energia para mais realizações. Saudades apenas dos bons momentos mas sem qualquer desconforto. O presente é nosso melhor amigo e o futuro é o porto mais belo de nossa jornada. Meu amigo ficou me olhando com um certo olhar de "abestalhamento" e senti nele o conflito dos anos. Sorri para ele e o abracei, brincando lhe disse, assustando-o mais um pouco: "Se preocupe não. Quando voce deixar o corpo vai estar mais jovem". Sorrimos e caminhamos para mais um trabalho em nome do Senhor.

6 comentários:

  1. Não podia deixar de comentar a respeito dessa postagem e logo hoje dia do "MEU ANIVERSÁRIO", tais palavras me deram o "Bom dia" nesta data que só tenho a agradecer a oportunidade de poder passar mais um ano de existência terrena para reparar erros passados e cumprir minha missão nessa existência.
    Fred, gostaria de lhe dizer que fiquei bastante feliz em estar na última quarta-feira(17-08) na Casa do Caminho, foi a primeira vez que fui e adorei. Parabéns pelo seu trabalho!
    Abraços...
    Karine Mabel
    Campina Grande-PB

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de participar de uma caravana de campina e ver seu trabalho de perto ,vc com sua siplicidade aos meus olhos traduzi o seu trabalho "amor "aos meus 38anos me sinto daa mesma forma que vc se descreveu aos quarenta ,admiro muito vc que Jesus te abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  3. Não é brinquedo não!!!! O seu amigo deve ter
    ficado mais preocupado do que já estava, fiquei
    com pena dele. Faça como eu amigos, estou nos
    enta, vamos em frente, porque o futuro nos
    reserva coisas maravilhosas!!! Confiem!!!!!!
    Fred, uma viagem bem legal!!! Um seminário de muita luz!!!!Um belissimo final de semana!!!!
    Abraços!!!! Beijos no coração!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem gente
    que está esperando na vida a oportunidade de fazer um grande bem.
    Acreditando que a caridade tem que ser uma coisa bombástica, um grande
    gesto.
    Tem gente que acha que, se ganhar na loteria, vai resolver os problemas da família, dos vizinhos, dos deserdados, dos pobres.
    Mas estas pessoas, como todo mundo, têm muito o que dar, e nunca deram nada.
    E, não é por ganhar uma fortuna, que vai mudar alguma coisa nelas.
    Vocês
    são uns materialistas, no sentido de achar que pra fazer o bem é
    preciso entregar alguma coisa material, visível, palpável, alguma coisa
    que custa dinheiro. Se não têm dinheiro, se sentem dispensados do dever
    da caridade.
    Mas existem benefícios inumeráveis que a gente pode
    proporcionar, sem despender um centavo. E geralmente, são aqueles de que
    as pessoas mais precisam.
    É a atenção. A consideração. A paciência. A aceitação. É uma prece. É um esclarecimento. Um carinho.
    Meu Deus, quanto isto nos custa?
    Fred agradeço a Deus por ele ter lhe enviado você é um ser de luz maravilhoso.estive quarta feira ai na caravana de Campina Grande se Deus quiser retorno em setembro fica com Deus meu grande amigo irmão.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Fred,

    Sua crônica tocou nos meus sentimentos de nostalgia e de saudogismo. Talvez seja o fato de me encontrar a um passo dos 50 anos. Daí, a importância da Doutrina Espírita que nos assegura a enfrentar com determinação e coragem as vicissitudes da vida e do tempo.

    Percebo que a idade passa, entretanto Deus nos favorece outras oportunidades de viver, que preenchem as nossas perdas e as nossas saudades. A fé raciocinada é fundamental para o enfrentamento das mudanças que nos ocorrem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Compartilho totalmente dessa ideia, até porque estamos hoje no melhor ponto que conseguimos chegar em termos de crescimento intelecto-moral. Portanto, qualquer período de nossa vida para trás, reflete maiores dificuldades em virtude de um menor amadurecimento. Tenho um amigo que sempre reclama dos dias se passando celeremente, sempre tomando por base o envelhecimento físico. Esse pensamento dele traduz uma visão estreita da existência, Limitando-a à esfera física, que sabemos ser apenas uma pequena etapa da vida imortal do espírito.

    ResponderExcluir