Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

UMA CRÔNICA PARA O FUTURO

Fico pensando, às vezes, por que trazemos uma ânsia de escrever. Essa necessidade premente que carrega um escritor por colocar suas idéias, sua visão de vida e do mundo ao alcance dos possíveis leitores. Eles podem concordar ou não com o que leu. É um direito. O melhor é que perpassa o coração uma especie de saudde, de nostalgia, um "que" do ontem que teima em nos remontar ao passado. Esse tempo que se foi é uma referência para nossas vidas, tanto no que diz respeito à aspectos positivos, onde, igual perfume, bailam lembranças que emocionam no lembrete de grandes amizades e momentos inesquecíveis, quanto no aspecto negativo, onde podemos avaliar os passos que demos e, com o conhecimento que desfrutamos na atualidade, reve-los e corrigi-los.

Mas, apesar da importância do passado que contribui para a formação do senso de individualidade e para a construção do ser espiritualizado do amanhã, existe na intimidade de cada alma uma força, um mecanismo que a impulsiona na direção do futuro. Posso chamar de "saudade do amanhã." É a "voz"de Deus atraindo o espirito para sua destinação gloriosa. É o cais de luz, onde nossa embarcação breve aportará, para a festa da plenitude.

Por isso, chamei esse singelo texto de uma crônica para o futuro. O passado, por mais feliz que tenha sido, sempre deixa um tanto de saudade, uma pitada de dor, uma nostalgia que faz marejar os olhos. Isso é bom, tambem. E tambem é importante na edificação do anjo que seremos. Mas o futuro, ah, esse é a superação de todos os males, de toda a sombra, de toda a dor, de todas as angústias. O futuro é o corolário dessa construção marcada por quedas e desnorteamento, por insatisfações e temores, por amores mal amados e ódios injustificáveis. Isso tudo dará à luz a alvorada do "vir a ser". E nenhum passado ou qualquer presente é capaz de impedir a chegada do amanhã. Na verdade, ambos, passado e presente, servem à ele, o futuro. Trabalham e vivem para que nasça a nova geração de nossos sonhos e a materialização de nossas aspirações. São argamassas desse belo edifício do "filho da luz".

4 comentários:

  1. Os ares do sertão paraibano te deixaram ainda mais inspirado? rs...
    Belíssimo, Fred.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA FRED,QUE A PAZ ESTE CONOSCO!, ESTA ANSIA DE ESCREVER POR MUITOS ANOS ME VEEM PELA PERCEPÇÃO E POR ELA SURGEM VARIOS SENTIMENTOS COMO VOCE DIZ ALEGRIA DOR, SAUDADE,NASCE EM MIM MUDANÇAS(ELEVAÇÃO MORAL ESPIRITUAL) E QUANDO PASSADAS PARA O PAPEL, É COMO SE TIRASSEMOS UMA CARGA MUITO PESADA DOS OMBROS,CREIO QUE SEJA PORQUE EXERGAMOS O QUE PRECISAMOS FAZER, CONSTRUIR, "EDIFICAR",.UM CERTO DIA PERGUNTE-LHE FREDE O QUE FAÇO QUANDO SENTIR VONTADE DE ESCREVER ALGO QUE SOPRA AOS MEUS OUVIDOS? VOCE ME RESPONDE: ANOTE TUDO NUM CADERNO, DEPOIS LEIA E RELEIA QUANTAS VEZES FOREM NECESSARIAS.E ASSIM COMECEI A FAZER, DESCOBRI O QUANTO PRECISO TRABALHAR PARA SUPERAR
    OS MALES, E CONSTRUIR A CADA DIA UM "BELO EDIFICIO DE LUZ". UM GRANDE ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  3. Sabe amigo, quando agente toma conciência desse intercâmbio entre passado, presente e futuro, das coisas maravilhosas que não voltam mais, do que gostaríamos de consertar, de fazer diferente...Ha um despertar muito grande. E " Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Quando descobrimos que o PERDÃO, sim meu amigo, o perdão por nós mesmos, por nossa ignorância e limitações, é o ponto de partida para esse recomeço. Ele é um balsamo as nossa feridas e nos faz despertar para a verdadeira vida que é o amor. Como perdoarmos o nosso próximo se não perdoamos a nós mesmos? E assim vamos trilhando o nosso caminho em busca da luz! Ora caindo, ora levantando...Mas colocando o máximo de amor possível no coração. Muita paz a todos! Um grande bj.

    ResponderExcluir
  4. Fred,muita boa essa crônica, pois sabemos que o tempo está em nós;passado, presente e futuro. Reencarnamos para vivenciarmos todos eles, através da paciência,do amor,esperança, fraternidade,e tantos outros sentimentos. Quantas vezes nos deparamos com pessoas que nunca vimos, e ao mesmo tempo ela nos parece familiar, aconteceu comigo; todos os dias agradeço ao Mestre por essa oportunidade maravilhosa ofertada por ele, porque nada é por acaso tudo é no dia, e na hora certa.
    Agora só nos resta trabalharmos na Seara do Mestre, para alcançarmos essa plenitude de sermos "filhos da luz". Abraços!!!! Bejin no coração!!!!!!!!

    ResponderExcluir