Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MUDE O SER HUMANO E A SOCIEDADE SE TRANSFORMA

Está na aspiração da humanidade a mudança, conquanto, paradoxalmente, ela tenha resistencias às mudanças. No bojo desse anseio, a história registra esforços, no âmbito da experencia polítco- econômico e religiosa, que permanecem como elementos comprobatórios que o ser humano precisa achar o melhor caminho. De um lado, os que acreditam que mudando a sociedade o homem se adaptaria a ela. Foi o que ocorreu na experiencia do chamado socialismo real, como ocorrido no Leste Europeu e na China. Como se isso funcionsse por decreto, essa experiencia não vingou, ao contrário, ao ruir a Cortina de Ferro, descobriu-se as mesmas mazelas, sobretudo de fundo moral, do lado capitalista. Este, por sua vez, coloca o mercado econômico como elemento fundamental e estabelece uma sociedade marcada pela competição ao invés da solidariedade. Alimenta o financeiro como acima do ser humano e não atende às aspirações de mais humanidade na civilização. Por outro lado, em quase todas as estruturas religiosas, busca-se a SALVAÇÃO da alma, da individualidade apenas, em um processo fechado, egóico, mutas vezes alienando o ser humano de sua participação no corpo social.

É aí, meus migos, que vejo o portento dessa mensagem que nos abrasa o coração. Em sua estrutura de equilíbrio, o Espiritismo nos favorece com uma filosofia tão abrangente capaz de casar, com perfeição, a mudança do indivíduo com a transformação social. E é simples sua abordagem. Mude o homem, célula do corpo social e a sociedade estará em permanente processo de transormação. As chagas sociais sanarão à partir do homem saudável. Educando-se o espirito, ele atuará de forma consistente no aperfeiçoamento das leis sociais e no tocante ao convívio.

Na concepção espiritista, o espirito ajustado toma mais ampla consciencia de sua participação para coletividade. Tem grande responsabilidade na construção de uma sociedade mais equânime, justa, amorosa e feliz. Não por decreto mas por convicção, estágio espiritual alcnçado. Não se pode ascender sozinho. A "salvação" egoísta, da própria alma, cede lugar à ação pelo todo a partir da melhoria pessoal. Creio que esse seja o caminho para a solução ansiada. Sem a adesão do ser humano, como esperar que uma idéia social, por mais bela que seja, possa predominar na civilização ?

3 comentários:

  1. Gosto muito de você, já presenciei palestras sua aqui em Fortaleza, simpatizo muito com suas idéias.

    ResponderExcluir
  2. Quando adolescente, revoltei-me com a sociedade como um todo e comecei a militar em partidos de esquerda, acreditando está aí a solução para os problemas sociais, mas o tempo passou e fui me decepcionando com políticos que pregavam uma coisa e na prática era tudo diferente. Graças a Deus o espiiritismo surgiu e resolveu em definitivo minha ânsia de entender porque a sociedade demora tanto para mudar. Como somos os tijolos que constróem esta sociedade, e, percebemos nossa dificuldade de mudarmos para melhor, assim também é o resultado das relações sociais que construímos em nosso mundo. Em síntese, na velocidade de mudança do homem está refletida a mudança social.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo,

    Sinceramente acredito que todos que seguem seu blog, sabem que seus comentários parecem adivinhar nossas necessidades.
    Neste sábado (13/08) eu estava pensando na crise econômica mundial e conjecturando qual novo modelo substituirá o falido capitalismo? E ai me veio na mente o SOLIDARISMO, como um movimento humano na direção do desenvolvimento e crescimento do próximo, enquanto ser humano e espiritual. Falo na idéia abrangente do “fazer ao próximo, aquilo que queremos para nós mesmo”.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir