Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

RESSIGNIFICADOS

Constantemente a vida nos presenteia com novas experiencias profundamente enriquecedoras. Quando falo de ricas não quero dizer que seja sempre algo complexo, exótico ou enormemente desfiador. Pode ser uma coisa simples, como um abraço solicitado por uma criança ou um rosto amigo que chora em silencio. Ou pode ser uma nossa dor escondida na urna de nossa discrição ou temor em se expor. Não importa. Às vezes, e talvez quase sempre, deixamos passar lições de alta monta pelo fato de serem acontecimentos aparentemente fortuitos, corriqueiros. É aí que podemos perder a oportunidade de entender que aquilo pode nos auxiliar a rever maneira de ser, de dar um outro significado aos próprios passos. Por que só faze-lo quando a vida física está ameaçada ante uma enfermidade insidiosa ou quando tudo parece ruir à nossa volta ?

Tomar a atitude de rever a vida quando tudo parece estar dentro da normalidade pode evitar inúmeros dissabores e dramas de consciencia que atordoam, de maneira dilacerante, o ser, ampliando o sofrimento nos momentos de enormes desafios. Sabe a história de só fechar a porta depois que se é roubado ?

Com mais ampla cota de sensibilidade poderemos aproveitar melhor os acontecimentos ao nosso derredor e que ocorrem por dentro de nós. A inteligencia rege a vida em todas as suas gradações. Porisso, é sábio enxergar a "inteligencia " dos acontecimentos que nos chegam. Ressignificar os símbolos que compõem a nossa existencia. Reformular conceitos. Despojar-se de meras convenções religiosas para aprofundar a religiosidade. E para isso não precisamos estar às portas da morte, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário