Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MENTES ABERTAS

Com o passar do tempo as fronteiras vão caindo. É a jornada do ser humano e da civilização para a integração. Dentro desse movimento irreversível, a queda das fronteiras mentais é a mais significativa. Sim, se as de natureza geográfica estão sofrendo alterações com uma certa constância, principalmente após a queda do muro de Berlim e o esfacelamento da União Soviética, imaginemos, com as descobertas científicas e o longo e doloroso aprendizado da alma humana, o que não está ocorrendo com o espaço mental da criatura...

Observa-se, nos dias atuais, o surgimento, nos meios religiosos, de uma gama interessante de líderes capazes de sentir a universalidade de Deus, a irmandade de todos nós e, dessa forma, apresentam discursos de aproximação, união, entendimento. O tão ansiado diálogo fraternal e respeitoso entre os vários credos e os mais variados campos do pensamento filosófico religioso desenha-se, de maneira cada vez mais contundente, nos horizontes da humanidade. São padres com uma voz ecumênica; pastores com sentimento de profundo respeito à crença diferente da sua ; são espiritas buscando a comunicação com os demais seguimentos; budistas interagindo com os vários credos....enfim, vivemos uma potencialização das mais nobres aspirações de unidade que formam os sonhos de uma civilização pacífica e cada vez mais próxima da espiritualidade universal.

Tenho a alegria de fazer parte de uma singelo movimento de aproximação aqui na minha cidade. O projeto tem um nome sugestivo : "O Mesmo Pai, O Mesmo Filho, O mesmo Amor: O que podemos fazer juntos ? ". Já realizamos um seminário na Câmara de Vereadores, uma comemoração da páscoa em praça publica, com uma abordagem do sacerdote da cidade, do pastor da igreja batista, Erivaldo Alves e deste seu amigo representando o espiritismo. O bom é que esse movimento visa aquilo que é convergente nas religiões cristãs sem abdicar, cada uma, de suas convicções, filosofias e aspectos teológicos. Claro que ainda estamos nas doutrinas cristãs mas pretendemos, no futuro, ampliar o movimento para outras expressões religiosas, até porque, na cidade, não conhecemos ninguem que professe o budismo ou o judaísmo, por exemplo. Já é um belo passo, concordam ?

Sei de outros lugares em que os amigos da igreja católica e do meio evengélico estão interagindo com os espiritas, em uns lugares de forma mais intensa e em outros ainda de maneira tímida. É assim mesmo. Foram séculos de ilusão separatista. Séculos em que desejamos um Deus exclusivista. Séculos de egoísmo religioso, contribuindo, paradoxalmente, com a propagação da violência e da hediondez das guerras na face do planeta. Agora, a maturidade, paulatinamente, se faz. O reencarne de espíritos mais avançados, de mentalidades mais esclarecidas, forja uma nova era. As fronteiras emocionais, afetivas, mentais estão sendo derrubadas. Somos irmãos, filhos da mesma Força Criadora e Amorosa. O Senhor da Vida não é propriedade de quem quer que seja. A verdade apenas se difunde de conformidade com a maturidade de cada seguimento, como se ganhasse a coloração e o brilho de acordo com os "vitrais" apresentados por cada escola religiosa. E estamos começando a entender isto.

Acredito vigorosamente que assistiremos, nas próximas décadas, ao avanço mais intenso desse movimento luminoso de aproximação. E com o advento da universalidade de absorção dos princípios da imortalidade através dos fenômenos espiritas em todo o planeta, nos aproximaremos mais amplamente dessa união. Cada escola religiosa compreenderá que o adversário de seus ensinamentos é o materialismo destruidor, que estimula o ter, a posse do que é transitório, os valores perecíveis que as traças roem, os ladrões roubam e a ferrugem corrói. Entenderão que a verdade não veio destruir a crença real e sim, as ilusões ou os aspectos puramente humanos das crenças, numa depuração em larga escala, a fim de que os seguimentos se adaptem à nova realidade do mundo regenerado. A presença no mundo de almas mais evoluídas dará poderosa contribuição para a concretização dessa realidade.

Creio que essa interação religiosa será uma extraordinária contribuição à implantação da paz na face da Terra. Temos buscado divulgar esse pensamento e percebo magnífica receptividade em todos os lugares e ambientes. A cultura da paz é um imperativo aos nosso corações cansados, exaustos de violência e separações. É chegada a hora. Vamos concretizar essa realidade.

5 comentários:

  1. BOA TARDE!
    FREDERICO EU ADMIRO MUITO SEU TRABALHO... DESDE QUE ASSISTIR UMA PALESTA SUA EM CURRAIS NOVOS FIQUEI MUITO EMOCIONADA COM TUDO Q VC FALAVA, LEMBRO MUITO DE UMA FRASE SEU QUANDO VC FALOU Q TINHA TRABALHO MUITO ,ESTAVA MUITO CANÇADO ,QUANDO CHEGOU PERTO DE VC UM ESPIRITO DE UM RAPAZ QUERO Q VC PSICOGRAFACE PARA OS PAIS DELE. AI VC FALOU VOLTE AMANHÃ QUE EU PSICOGRAFO, ELE VOLTO VC PSICOGRAFOU E ENTREGOU A OS PAIS DELE QUE FEQUENTAVA O CENTRO Q VC TRABALHAVA, PELO AMOR DE DEUS QUERO QUE VC FALE COM O PAI DO MEU FILHO. EU VIVIR 12 ANOS DA MINHA VIDA COM ESTE HOMEM TIVE UM FILHO DE APENAS 03 ANOS PIETRO VINÍCIUS BATISTA DE MEDEIROS, MEU NOME É MARIA DE FÁTIMA MARTINS DE MEDEIROS DEPOIS Q ELE FALECEU AS COISA PARA GENTE DESANDOU MUITO ELE TINHA OUTRAS FAMILIAS COM ALBANIZA SUELY DA SILVA, É MAIS 04 FILHOS O MAIS VELHO TEM HOJE 42 ANOS, E COM MARIA JOSÉ DE AQUINO QUE TEM 02 FILHOS COM ELA TODOS DE MAIOR. TEM UM INVENTARIO ESTÁ TENDO MUITA CONFUSÃO VEJO À HORA ACABAR EM MORTE. O NOME DO PAI DO MEU FILHO É JAIME BATISTA DOS SANTOS FALECEU 08.11.09 NASCEU 03.11.1946
    SE FOR POSIVEL QUERO DE PERDIR OUTRA DE MINHA IRMÃ ALEXSANDRA MARTINS DE MEDEIROS FALECEU 27.05.2006 NASCEU 19.02.1979 FILHA DE FIRMO MARTINS DE MEDEIROS FILHO (FALECIDO JÁ) E DE RITA MARTINS DE AZEVEDO ELA DEIXOU DOIS FILHOS GENIVAL ALEXSANDY MANTINS DE ARAUJO E SHYLLER ARETHA MARTINS DANTAS.
    MEU EMAIL PATHYMEDEIROS1@HOTMAIL.COM
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. "O Mesmo Pai, O Mesmo Filho, O mesmo Amor: O que podemos fazer juntos ? " Fred, excelente texto!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Fred, gostaria também de obter vossa autorização para postar semanalmente em nosso blog (cantodapazchagrande.com) suas postagens, são de um conteúdo magnífico e mais pessoas precisam participar desse banho de luz. Joací Liberato

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Hoje realmente temos mentes mais abertas e dispostas ao dialogo, e o melhor: Não para discutir as diferenças, mas as semelhanças.
    Será que daria pra você postar algo sobre música? Quando tiver um tempinho claro.
    Ah, e outra coisa, Não sei se você lembra de mim, mas obrigado Fred, conversei com você no sertã jovem, em Itaporanga, e você me ajudou muito! Hoje estou bem melhor e com um novo ânimo para os trabalhos na música espirita. Espero te ver no MIEP, ou em outra oportunidade!
    Abraço,
    Matteus Sthefano

    ResponderExcluir
  5. Que benção Fred, poder ler essas palavras tão bem produzidas, são um aconchego para a alma, uma massagem de amor fraternal em nosso ser. Acredito que como vc falou quando criaram "O Mesmo Pai, O Mesmo Filho, O Mesmo Amor" isso foi uma atitude para verdadeiramente interagirmos com essa transição para um mundo melhor. Quando todos começarem a refletir que a realidade é está, estaremos vivenciendo em plenitude o Amor do Pai!
    Obrigado amigo, foi muito bom estar no seu cantinho hoje, fiquei muito feliz!

    ResponderExcluir