Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 30 de janeiro de 2011

ESPIRITISMO ORTODOXO?

Um amigo deste espaço me solicita uma abordagem sobre "Espiritismo ortodoxo", "tipo" este de espiritismo que afastou uma pessoa das lides doutrinárias. Bom, é uma incongruência essa definição. O espiritismo, pela sua feição progressiva, avançada e progressista, não oferece espaço para ortodoxia. Espiritas, sim, conforme suas cabeças, podem engessar sua visão da doutrina. Agora, não se pode confundir lealdade aos princípios estruturais da doutrina, pois que sem esses princípios não teríamos mais dutrina espirita, ou seja, Deus, reencarnação, mediunidade, lei de causa e efeito, imortalidade da alma, pluralidade dos mundos habitados, com ortodoxia, fechamento de visão ou coisa parecida. O Espiritismo é a permanente revelação das leis universais, cósmicas, a fluir em profusão na medida em que amadurecemos para ampliar os horizontes do espirito. Portanto, que a pessoa procure entender a distinção entre doutrina e certos companheiros que tem sua peculiar forma de entender o espiritismo. Mas não se inquiete muito caso não consiga reverter o quadro. O jovem terá seu tempo de despertar.

3 comentários:

  1. Ei, procure mais esclarecimento, sigam: www.mrmisteryteen.blogspot.com O blog sobre doutrina Kardecista com ênfase na juventude.

    ResponderExcluir
  2. Ortodoxo segundo o Aurélio quer dizer: "conforme com os princípios tradicionais de qualquer Doutrina,moral".Por isso não vejo incongruência na definição,é para o senhor incongruente aquele que é fiel a terceira revelação? digo terceira revelação as obras codificadas por Kardec,todas as obras inclusive as revistas espiritas e não as psicografias do Chico ou não.Crer em fantasias não faz parte da ortodoxia pois se compreendessem Kardec o movimento espírita não estaria esta colcha de retalhos.

    ResponderExcluir
  3. Segundo J. Herculano Pires, Ortodoxo quer dizer aquele que segue a doutrina certa, heterodoxo o contrario, é a mistura de várias crenças gerando várias mentiras. É o que o Espiritismo esta se tornando, uma mistura de crenças(ramatismo, roustangismo, emmanuelismo, andreluizismo) que torna o Espiritismo uma salada mista, pois um contradiz o outro. A ortodoxia espírita traz de volta a pureza doutrinaria, só aceita obras que não contradizem a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

    ResponderExcluir