Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MUDANÇA DE PARADIGMA

A interconexão ente os sberes e as ciencias como um todo expressa a profunda transição da sociedade humana. Desde que Max Planck apresentou a fisica quantica em 1900, confirmda pela mecânica quântica na década de trinta no século passado, apoiada pela teoria geral da relatividade de Einstein, em 915, que os paradigmas científicos começaram a mudar. Outros movimentos do conhecimento tambem projetaram esta mudança, tais como o surgimento da parapsicologia, a ciencia cibernética, a ciencia informacional, a psicologia transpessoal, a genética, etc. Todos estes saberes foram desencadeando uma ação de aproximação, delineando uma conexão entre elas e mostrando que não se poderia mais manter o apofundamento de suas áreas de forma isolada. Fundamental a conjunção de todas, estudos coligados, um movimento de unicidade.

A nova ciencia rompe com as estruturas cartesianas e organicistas e demonstra que há caminhos para se entender a mente humana capaz de agir independente do cérebro, de maneira "não-local", inculcando a certeza de que ela, a mente, não é um epifenômeno do cérebro, conforme dizia a antiga ciencia cartesiana- materialista. As pesquisas sobre telepatia realizadas em conceituadas universidades mundiais e as averiguações das telecinesias (possibilidade de mover objetos à distância) abriram vastas perspectivas na direção à condição espiritual do ser humano. Forja-se uma nova cultura. Novos paradigmas caracterizam-se.

Isto não quer dizer que as conquistas da ciencia newtoniana não tenham sua importância, seus méritos, afinal, elas foram a base do avanço das ciencias e trouxeram os valiosos conhecimentos que abriram as portas para o aprofundamento dos saberes. O grande problema do antigo referencial foi a estreiteza da visão, o seu reducionismo, limitando o homem a um amontoado de peles, nervos, músculos, células e o sistema nervoso. O ser espiritual fora esquecido. Portanto, podemos enxergar as novas ciencias como complementares ou ampliadoras das conquistas anteriores.

Ainda muito terá que ser aprofundado. Todas as hipóteses mecanicistas ruíram ante a física atual. E a presença de um Criador voltou para o universo das conjecturas dos cientistas, muitos deles convencidos da existencia de uma Superinteligência ordenadora e impulsionadora da vida, afinal, segundo todos os cálculos matemáticos, só essa inteligencia suprema seria capaz de manter a estabilidade da expansão do universo, favorecendo a presença da vida e equilibrando a fronteira crítica que ameaçaria o universo de um colapso.

Bem vinda a revolução da inteligencia. Ela descobrirá, enfim, a presença do reino por dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário