Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RELIGIOSIDADE

Precisamos indagar de nós mesmos por que aderimos a este ou aquele ponto de vista religioso. Observando a quase totalidade dos que fazem parte das diversas escolas religiosas temos a nítida sensação que fazemos dessa filiação religiosa um verdadeiro espetáculo ou uma tentativa de acomodar a si mesmo perante o sentido da vida e um Criador. Creio que essa deve ser uma das mais vigorosas causas de termos inúmeros segmentos religiosos e tanta discrepância entre os ensinamentos dessas religiões e o procedimento dos fiéis.

A consciencia de que mais importante que a simples adesão a uma escola de fé é a religiosidade que se entrelaça com espiritualidade e vivência. A religiosidade rompe com a formalidade, com a postura hipócrita e alicerça serenidade, filha da adesão da consciencia aos postulados abraçados.

Necessitamos "desmaterializar" nossa fé, ou seja, desvincular convicção de mecanismos externos a alma, sutilizando a própria fe e proporcionando que ela seja alimentada pela razão, daí advindo o sentimento de participação dessa fé em nosa capacidade de contribuir para o aperfeiçoamento social.

A religiosidade é proativa, dinâmica, realizadora, construtiva e, porisso mesmo, libertadora. Não se engessa na fé impodutiva e nem faz da crença um "local" para tirar proveito de Deus. Impulsiona a alma à servir antes de ansiar ser servida. Faz o ser dadivoso. A generosidade é sua essencia. Maior que estar em uma religião, a religiosidade promove o ser a condição de co- partícipe da vida, enquanto que a estagnação dogmática realimenta a dependencia permanente da compaixão alheia, sobretudo, a compaixão dos céus. Uma promove o cresimento da criatura, a outra estabelece amarras. A religiosidade nos faz encontrar o reino em nós e o seu consequente poder. A religião dogmática, convencional, nos faz sonhar com fatores externos que nos traga a paz e a felicidade almejada.

Analisemos qual tem sido nossa opção. E busquemos cada vez mais espiritualidade, erguendo o templo na intimidade da alma, onde resplandece o amor e onde nenhuma traça dos dogmas, nenhuma ferrugem das concepções arcaicas e absolutamente nenhuma ladrão conseguirá obstruir o sol da plenitude por dentro do ser.

Um comentário:

  1. Prezados,


    Em seu intimo, Francisco de Assis ouvia o Cristo pedir: "...Francisco, reconstroi minha igreja..." e ele com as próprias mãos empilhou pedra sobre pedra, quando terminou de reconstruir a igreja, tornou a ouvir "...Francisco, reconstroi minha igreja..." e ele com as próprias derrubou e tornou a empilhar pedra sobre pedra, quando terminou, tornou a ouvir "...Francisco, reconstroi minha igreja..." e na duvida ele afirmou, mas acabei de derrubar e reconstruir tua igreja Senhor, e Jesus que fala ao coração de Francisco afirmou, RECONSTROI MINHA IGREJA NO CORAÇÃO DO HOMEM, e através do exemplo (ação, fazer, proatividade, dinâmica) deste médium de Jesus, tivemos (na minha, sincera opinião) o maior exemplo de amor ao Cristo e ao evangelho do Cristo.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir