Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NOTÍCIA BOA PARA REFLETIR

Em Bangladesh, o empresário Mohammad Yunus, ganhador do premio Nobel da paz de 2006, avança com seu banco para os pobres ( um dos motivos de seu premio). Ao verificar a pobreza de sua Bangladesh, resolveu fazer alguma coisa. Criou uma linha de microcrédito para a população mais pobre do país, principalmente emprestando às mulheres. Já retirou da pobreza cerca de 80% dos que tomaram dinheiro emprestado. Os filhos, obrigados a ir à escola, se se destacarem, ganham bolsa de estudos. O seu banco Grammen já doou 30 mil bolsas de estudo aos alunos pobres com melhores notas. O objetivo, diz o empresário, é que eles, os filhos, estudando, rompam de vez o cerco da pobreza acompanhando a linha de emancipação dos pais. Em tempo, o empréstimo do banco dos pobres é para a montagem de negócios, sob orientação do banco.

Como se não bastasse esse empreendimento que emancipa o cidadão, Yunus criou, tambem, o empréstimo para pedintes. Isto mesmo, pedintes podem receber empréstimos do Grammen. Ele oferece, sem juros e com não obrigatoriedade de devolução dos empréstimos, cerca de 12 dólares. Eles devem comprar brinquedos ou souvenirs, por exemplo, e quando vão nas portas esmolar, ao invés de pedir esmolas oferece o seu produto. Resultado: dos cerca de trinta mil pedintes de Daccar capital de Bangladesh, algo em torno de cinco mil deixaram de esmolar e breve, com certeza, estarão recebendo os empréstimos para pobres e montando seu próprio negócio. Fantástico, não? Yunus vem difundindo sua idéia da chamada empresa social. Os interessados em conhecer essas idéias e saber mais do Grammen - o Banco dos Pobres - adquiram o livro "Mundo sem Pobreza", do premio Nobel da paz. Vale a pena.

7 comentários:

  1. Bom dia Fred,

    Fica a pergunta:

    O Brasil naão teria potencial econômico para algo do genero?

    Caminhamos para nos tornar uma das grandes potências mundiais, mas sem educação e bases morais firmes nunca sairemos da "miseria" moral e social.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fred!

    Apesar de não deixar comentários, sempre estou lendo seu blog. Estou repleta de dúvidas. Mas como diria Jack, o estripador, vamos por partes:

    Sabemos que essas catástrofes são resgates coletivos. Partindo do princípio que a regeneração já começou, todas essas pessoas foram exiladas da terra e irão renascer em um planeta atrasado?


    Outra dúvida: Estava lendo o Evangelho Segundo o Espiritismo e vi o capítulo "Não Separeis o que Deus Juntou". Li o que foi escrito pelo evengelista e depois o desdobramento dos espíritos e estou confusa. Porque na parte do divórcio, diz que ele é uma lei humana que separa o que já está separado de fato. Mas não sei como interpretar o divórcio segundo o espiritismo, já que muitos textos de Emmanuel, protegem o casamento, pedindo até que marido e mulher permaneçam juntos. Mas juntos a que preço? Mesmo se não existir mais amor de uma das partes e só a outra parte amar, é preciso permanecer casado?


    Outra Dúvida: Porque o novo testamento inteiro, não está no Evangelho Segundo o Espiritismo? Como interpretar as cartas de Paulo, de João, de Tiago? Como Interpretar o Apocalipse?



    Um forte abraço e que Deus te ilumine sempre!

    Débora,
    Coruripe - AL

    ResponderExcluir
  3. Olá Fred

    Fica a pergunta:

    Não teriamos potencial para algo do genero no Brasil?

    Estamos no país que será uma das grandes potências mundiais nos próximos anos.

    Será possível evoluir no meio de tanta "miséria" Moral e Social?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo. E vibremos para que estes assistidos mantenham-se honrando o que este cidadão está proporcionando para todos eles. Ave Yunus!

    ResponderExcluir
  5. Idéias como essa que não é exagerada nem mesmo difícil é que agente percebe o quanto é fácil mudar o mundo. Mas os nosso governantes...!!

    ResponderExcluir
  6. Fred, realmente é um País desse que os nossos governantes deveriam tomar como exemplo: mas para que isso aconteça,o sistema com certeza tem que ser mudado porque, como está não dá para continuar, espero que nossa irmã como Regente da Presidência, procure atualizar ás leis que estão pra lá de defasadas e nós merecemos um BRASIL melhor em todos os sentidos!!!!!!!
    Um final de semana com muita luz! Abraços!!

    ResponderExcluir