Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TATUAGEM

Quando o sentimento se aprofunda entre os seres ao longo das encarnações, ele se assemelha a uma tatuagem. Fica impregnado no outro. É algo tão vigoroso, tão vital, que se enredilha no psiquismo da criatura e se torna uma emulação, um impulso vibrátil para as almas. Naturalmente que a força desse sentimento deve se tornar fator de progresso espiritual não só para os dois mas, tambem, para a vida em volta. O grande problema é se ter maturidade para que tal identificação afetiva entre duas pessoas não se vista da bolha do egoísmo e os isole do pocesso de integração para com a vida, a sociedade, o universo.

Quando duas almas maduras vivem essa realidade de um grande amor, tornam-se um grande dínamo gerador de luz e progresso para quem lhes cruza os caminhos. Suas mentes vibram no campo do altruísmo e criam, quase sempre, projetos de solidariedade e ações que beneficiam a coletividade. Os frutos do amor não se voltam apenas para eles. Quando a imaturidade e o nível de moralidade desses seres fica a desejar, então, em geral, produz-se correntes de posse e exigencias e uma busca pela satisfação de ambos. O mundo lhes pertence e não "importa" o que está em volta.

Um dos mecanismos utilizados pela grande lei, em termos pedagógicos, é a separação dessas almas marcadas pelo exclusivismo do sentimento, a fim de que aprendam, na saudade ocasionada pela separação, a necessidade de se compartilhar os próprios recursos do espirito com a vida. Muitas vezes se encontram essas almas em planos separados, em encarnações distantes geograficamente, e até próximos fisicamente mas impedidos por circunstâncias que não lhes agrada, obviamente. É o refinamento do sentimento. É a sutilização do afeto. É a integração com o universo. É o aprender a amar, em meio as escarpas das lutas sem aquele coração querido presente. Claro que esse recurso aplicado pela Lei ocorre em casos em que já se vem ao longo de muitos séculos nesse exclusivismo egóico. É uma atitude extrema com o fito de ajustar os passos e, aí sim, possam eles fruir da companhia um do outro de forma plena e mais intensa do que se imagina.

Ninguem está sendo punido porque ama mas porque, ao longo de um tempo já longo, o sentimento, por incrível que pareça, vem sendo causa de distúrbios nos caminhos dessas almas. O objetivo das estruturas reguladoras da vida é o progresso dos seres. Refletem, essas estruturas, a sapiencia divina, seu Amor incompreendido pela pouca estatura espiritual que ainda nos caracteriza. Como se vê, até para amar é preciso se educar. O que não quer dizer, aos mais "apressadinhos" de interpretação, que se perde em intensidade e espontaneidade, em vibração e felicidade, em prazer e poder. Muito pelo contrário.

3 comentários:

  1. Visito religiosamente tds os dias o seu blog. Não sou mto de comentar,mas qdo vc nos presenteia com essas pérolas, é impossível ficar calada! Não desmerecendo, claro, tds as outras postagens! Agora, só agora, compreendo aquela saudade q vez por outra aperta meu peito! Saudade de quem nunca esteve aki(pelo menos nessa existência)!
    Obrigada, Fred!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Sem fazer qualquer alusão à atriz, mas elogiando a grandeza da mulher, este seu texto fez-me lembrar de Angelina Jolie, uma grande mulher que bem pouco tempo atrás fiquei sabendo desenvolver grandes projetos no continente africano e asia e outros lugares do mundo, juntamente com seu esposo Brad Pit. Lendo seu comentário só veio a imagem deste casal que refletem o amor até ao alcance do próximo, em ações, projetos e exemplos dignos.

    "Angelina foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho junto aos refugiados de Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão. Em 2000, após conhecer o Camboja nas gravações do filme Lara Croft: Tomb Raider adotou um bebê cambojano, chamado Maddox"



    Forte abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Fred, realmente esse texto é magnifíco!
    Todas ás dúvidas que existiam dentro de mim ficaram bem claros adorei!!!!!!! Abraços!!!!!!!

    ResponderExcluir