Esta é uma obra que me parece "injustiçada" pelos que estudam a doutrina dos espiritos. Pouco se fala no livro que, no meu entender, é um grande tratado filosófico sobre o funcionamento da Justiça Divina. Ao deslindar os mecanismos da consciencia e sua importância para os indivíduos após a morte, o "Céu e o Inferno" é tmbem um elemento de estudo no campo psicológico, pois aponta o desnudar da alma na realidade espiritual.
O livro é fascinante. Os depoimentos dos espiritos falando sobre suas condições pós morte traduz a grande realidade das dimensões invisíveis aos nossos olhos. São comunicações sobre o momento do desencarne, sua natureza e sensações, implicações e complexidades; temos as revelações das situações de almas felizes, em condições medianas, os criminosos, os suicidas, enfim, como cada um esta´se sentindo na realidade espiritual conforme aquilo que fez da própria vida, afinal, céu e inferno é, como já o sabemos, um estado de consciencia, sendo resultado da própria construção interior.
É um livro para ser lido com olhos de aprendiz, com a curiosidade sadia para refletir como estamos estruturando nossa existencia. Podemos aprender muito com as observações que Alan Kardec efetua e, como já escrevi acima, com o que foi trazido pelos desencarnados. Um monumento, este livro. Precisa ser melhor explorado pelas instituições espiritas e pelos que anseiam aprender à respeito da vida póstuma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário