Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O BRASIL E OS DESASTRES NATURAIS

A ONU, através de uma consultora sua, fez duras críticas ao Brasil - e com razão, diga-se de passagem - referindo-se a incompetencia do país em lidar com desastres naturais. Pode ser que alguem diga que "não se pode lutar contra a natureza", etc. Ora, o que a ONU se refere é ao fato de, em dez anos, o país ter passado sempre por enchentes, quase todas nos mesmos locais. A consultora diz não ser admissível que, em pleno século 21, tanta gente morra por conta de deslizamentos de terras. O Brasil tem recursos para fazer um trabalho de profundidade sobre a questão mas não o faz e nem mesmo empregou verbas nessa direção. Ao contrário, diminuiu, em 2010, o uso de verbas para prevenção de tragédias. A Onu fica perplexa com o fato do nosso país não ter furacões, tsunamis, terremotos, só enchentes e não consegue lidar com isso, sobretudo porque são previsíveis, repetindo-se praticamente todo os anos.

Por favor, não vejam na dureza das críticas da Onu ingerencia em nosso país. É a verdade. Precisamos amadurecer e levar tudo isso à sério. Morre-se muito no Brasil de maneira
questionável.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Os nossos governantes, preocupam-se em vender uma imagem daquilo que aind anão somos (Brasil) para o exterior. Hoje vive-se em berço esplendido, nadando em U$$ para viabilziar Copa do Mundo, Olimpiada e faz-se um programa de fachada de saneamento basico, moradia, distribuição de renda, acesso digital. Vou citar apenas um exemplo, um bem pertinho de todos os Pernambucanos: Praia de Porto de Galinhas, eleita várias vezes a praia mais bonita do Brasil e vive mergulhada em dejectos, mergulhada no esgoto. Se não pensam em gerir as localidades que geram renda e oportunidades de crescimento, quiça as que não geram nada.

    Forte Abraço,

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Ao mesmo tempo que nos alegramos com as novas conquistas de independência de nossas reservas petrolíferas, somos mascarados diante da necessidade de aplicação de recursos e tecnologia para se evitar tragédias "naturais" como estas, pq a chuva cai na região ha séculos, mas desmatamento e construções irregulares ali (que deveriam ser evitadas)são legalmente permitidas...

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Não podemos achar que a culpa é da natureza ou de Deus, pois se compararmos os números das enchentes do Brasil com os da Austrália, concluímos que apesar das chuvas na Austrália terem sido quase o dobro, o número de mortes não passou de 30.
    Podemos comparar também tragédias naturais, como terremotos, e seus resultados em países como Chile e Haiti. No Chile, apesar da intensidade ter sido bem maior, o numero de vitimas foi muito inferior ao do Haiti. Tragédias naturais sempre acontecem, o que muda é a estrutura básica e o monitoramento.
    Vamos torcer para que não precise morrer mais ninguém no Brasil e que famílias não precisem mais lembrar os seus entes queridos perdidos como simples números.

    Abracos,

    Adriana Melo

    ResponderExcluir
  5. O governo do Brasil deveria focar um pouco mais nesta questao, nao deixar
    morrer tanta gente como o que passou no rio nesta ultimas chuvas, o Brasil ja tem o previlegio de nao ter outros desastres naturais e so ter as enchenches, deveriam fazer mais pelas familias que tenham que viver nos
    barrancos e pondo em perigos suas vidas, pq nao abrem espaco para estas
    pessoas em terrenos do governo que estao vazios, te pergunto, para que
    preservar um lugar por sua beleza e historia se exitem brasileiros vivendo
    em areas de risco e perdendo vidas em deslizamentos, sobre o que a ONu falou sobre esta questao das enchentes no Brasil estou de pleno acordo, o Brasil precisa estar preparado para atender estas emergencias, mas tb deve procurar uma maneira de resolver isso pq estas mesmas familias vao construir de novo suas casas nos morros pq eles nao tem outra solucao, Brasil faz mais para sua gente, nao facam com que a vida dos brasileiros se perdem por causa de algo que se pode fazer.

    ResponderExcluir