Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O NOVO TESTAMENTO E O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Uma indagação feita por Débora, nossa amiga do blog, trouxe uma bela oportunidade para tirar possível dúvida de outras pessoas quanto a questão : por que o Novo Testamento não está todo ele no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo? É o mesmo Evangelho bíblico?

Sim, é o mesmo evangelho baseado nos quatro evangelhos canônicos. O que aconteceu foi que Allan Kardec, sob a orientação dos espiritos superiores, usou um mecanismo didático capaz de enfatizar as questões eminentementes morais da Boa Nova, aquelas que não suscitam controversas interpretações de qualquer segmento religioso. Exemplifico: Jesus andando sobre as águas ou multiplicando pães e peixes são passagens que causam admiração, porem, podem ser interpretadas ao sabor de cada escola religiosa, no entanto, amar seu próximo como a si mesmo ou perdoar quem lhe fere, ainda que fiquem submetidas ao grau de maturidade de cada indivíduo,´são liçoes sentidas numa mesma direção. Amar é amar. Fazer ao próximo o que gostaríamos que ele nos fizesse não comporta outras interpretações, ao contrário, por exemplo, da "ressurreição" de Lázaro, que para uns foi um fato miraculoso, com a derrocada das Leis de Deus, enquanto que para outros, dentre estes os espiritas, recebe a passagem uma interpretação dentro das leis da natureza.

Eis a razão do codificador haver reservado ao livro a Gênese um estudo sobre estas passagens e outras consideradas miraculosas enquanto fora reservado ao Evangelho segundo o Espiritismo às máximas morais, a substância norteadora da reforma moral tão necessária à nossa trajetória evolutiva.

Espero ter conseguido deixar compreensível a questão nesta breve abordagem. Caso contrário, podem escrever, ok?
P. S. - Kardec colocou, ainda, mensagens mediúnicas de grande valor, que foram recebidas em grupos confiáveis, cujo teor passou pelo crivo da razão, mensagens estas que abordam várias das passagens de cunho moral da Boa Nova, enriquecendo, sobretudo, a obra.

3 comentários:

  1. Prezado Fred,

    Excelentes explicação e abordagem do tema. Podemos afirmar que as mensagen assinadas por: Santo Agostinho, São Luiz e outros, deram ainda maior credibilidade ao trabalho de Allan Kardec e da espiritualidade àqueles que ao longo deste mais de 150 anos tiveram olhos de ver?

    Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Para mim, ficou muito clara essa abordagem. E realmente faz muito sentido colocar no Evangelho Segundo o Espiritismo, aquilo que qualquer pessoa possa compreender e assim, levar a Boa Nova a todos os que necessitem dela.

    Ontem, no Evangelho no Lar, caiu a lição: "Muito se Pedirá Aquele que Muito Recebeu". E lá no final do texto, diz o seguinte: "O Espiritismo veio multiplicar de chamados; e pela fé que proporciona, multiplicará também o número de escolhidos." E que assim seja!


    Agora, falta-me entender o que significa o texto do Apocalipse. POrque se interpredado em sua letra, faz um medo.... (Risos...)

    Obrigada, Semeador!

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    Realmente, as passagens do apocalipse, são de fazer medo. Em algumas palestras (que tive oportunidade de assitir), quando o tema Transição é abordado, e quando fala-se em : mudança, lei de destruição (renovação), êxodo (para outros planetas menos evoluídos, dos espiritos que não podem permanecer na Terra, após a Transição), percebo que os semblantes ficam tensos e carregados de medos, de duvidas. Recentemente lendo Os Dragões, um capitulo desta obra, refere-se à revolta daqueles espiritos que foram banidos de orbes que atingiram uma melhor condição espiritual, tendo estes espiritos sido recambiados ao planeta Terra,onde contribuiriam com seus conhecimentos intelectuais, mais avançados, para o desenvolvimento da humanidade terrestre. Excelente tema, e a leitura do Livro Transição Planetária poderia ajudar. Fred inclusive, já abriu este tema em postagem anterior, propondo um forum desta obra de Divaldo.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir