Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O BRASIL HUMILHADO

O pior legado de qualquer governante é deixar o comando de um país com péssimo indice de educação. Teria vergonha de saber que meus co-cidadãos mal sabem ler, não compreendem o pouco que lê e são um desastre em matemática. Pois bem. Saiu mais um resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos - o conceituado PISA. E como os anteriores, o estudante brasileiro foi uma enorme decepção. Em matemática, quase 70% dos brasileiros não passaram do nível 1 (o pior nível). Em leitura, quase 50% tambem ficou no pior nível. Entre 65 países ficamos em 53 lugar. Atrás de Chle, México, Bulgária, Tailândia, etc. O melhor estado brasileiro, o Distrito Federal, ainda ficou abaixo da média mundial. O nosso pior estado, Alagoas, só foi melhor que o lanterninha, o Quirguistão.

Não haverá o salto que desejamos para o país mantendo essa condição humilhante da educação. Inaugurar faculdades não significa avanço real nesse setor. O problema não é de quantidade, e sim, de qualidade. Somos, há décadas, uma das dez economias do planeta, embora ainda não sejamos uma nação desenvolvida. E nos arrastaremos enquanto não entendermos que não basta o comércio e as indústrias vendendo e produzindo, mas a população despreparada. Chegará o gargalo. Sem qualificação, competencia para crescer, ler, entender e construir, continuaremos gerando empregos de massa, sub empregos, não abrindo perspectiva para os cidadãos deste país. Em todas as pesquisas sobre o Brasil, este não se sai bem e vai ficando para trás em quesitos fundamentais na alavancagem da sociedade. Essa é a realidade que a propaganda oficial escamoteia. Pena.

3 comentários:

  1. Prezado Fred,

    É muito importante esta visão politica do Brasil, também faz parte do nosso crescimento espiritual comentar, conhecer e criticar construtivamente respeitando nosso irmãos responsáveis pelo crescimento sócio-economica-educacional (os politicos, governantes,etc). É muito mais bonito mostrar 85% de aprovoção do ex, que orgulhava-se em dizer que nunca cursou uma universidade e chegou na presidencia. Atualmente vivemos um crescimento sem precedentes no nosso Estado de PE, e usa-se a alfabetização como qualificação de mão de obra, um absurdo. Semelhantemente ao sugerido no tratamento que devemos dar à questão das drogas, devemos enquanto sociedade organizada, comentar, estudar e questionar esses programas eleitoreiros, cujo unico objetivo e manter o "cabresto" do coronelismo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito importante mesmo,porque temos que acordar ,para uma nova vida onde todos nós seremos iguais.Muita paz em nossos corações.. Amigo Fred...

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me da época em que eu estudei da 1ª à 4ª série na escola do município e todos eram obrigados a estudar a tabuada, cantávamos o Hino Nacional e chamava-mos a professora de professora e não de tia. Havia moral e decência dentro das salas e as professoras estavam ali porque amavam ensinar. Hoje o que mais se encontra é o interesse de se manter um emprego garantido, poucos são os professores que ensinam porque amam. Ensinar é uma arte sublime. Ah, se todos se espelhassem em Jesus.

    ResponderExcluir